Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba conclui campanha do “Setembro Amarelo” com palestras sobre saúde mental no Paço Municipal – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), concluiu, nesta sexta-feira (29), as ações da campanha “Setembro Amarelo”, com palestras no Salão de Vidro do Paço Municipal, destinadas a profissionais da Saúde e servidores de outros setores.

Na ocasião, a gerente administrativa dos CAPS III “Arte do Encontro” e “Viver em Liberdade”, Dayana Dutra, e o médico psiquiatra Dr. Guilherme Tayar abordaram a respeito da importância dos cuidados com saúde mental, discutindo sobre a temática: “Prioridade ou Vaidade?”. O encontro também contou a participação dos secretários, Dr. Cláudio Pompeo, da Saúde e, Clayton Lustosa, da Cidadania (Secid).

Na quinta-feira (28), os profissionais da SES vestiram-se de amarelo para reforçar a conscientização da campanha sobre prevenção ao suicídio. A cor amarela faz referência à morte de Mike Emme, adolescente de 17 anos, que tirou a própria vida, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. O jovem tinha um Mustang amarelo e sua família distribuiu cartões com fitas dessa cor e bilhetes com frases durante o velório, para ajudar pessoas que também estivessem enfrentando problemas emocionais. Essas fitas se tornaram o símbolo da campanha e, em 2015, também teve início a adesão à campanha no Brasil.

Por fim, na quarta-feira (27), também no Salão de Vidro, a SES organizou um evento focado nas estratégias de prevenção ao suicídio na adolescência. O encontro contou com palestras ministradas pelo médico psiquiatra Dr. Carlos Eduardo Paula Leite e pelas coordenadoras dos CAPS III, Aline Coelho Salvador, Roberta Barbero Gabriotti e Tamara Urban Monteiro.

“Sabemos como é fundamental refletir e discutir as melhores estratégias para a prevenção a respeito desse tema tão sensível e presente na atualidade. Portanto, parabenizamos as equipes envolvidas nas organizações dessas ações de grande importância para a ampliação dessa conscientização”, disse o secretário da Saúde.