Sorocaba

Corpo de Bombeiros, forças conjuntas e prefeito Rodrigo Manga impedem atentado de um homem contra a própria vida em torre de energia na Avenida Dom Aguirre na manhã deste domingo (8) – Agência de Notícias

“Não falo como prefeito, mas como um missionário da Igreja”, gritou o prefeito Rodrigo Manga, enquanto convencia um jovem, de 27 anos, de desistir de atentar contra a própria vida. O caso aconteceu em uma torre de transmissão de energia, na Avenida Dom Aguirre, uma das principais vias da cidade de Sorocaba, quando o homem subiu no alto da estrutura, na altura do Terminal São Paulo, ameaçando pular da mesma.

Quando o prefeito chegou, o atendimento já estava sendo conduzido, há algum tempo, pelo Corpo de Bombeiros, que tentava convencer o jovem de descer do local com vida, mas sem sucesso. As equipes de diversas secretarias municipais também tinham sido mobilizadas para intermediar a ocorrência e, com a presença do chefe do Executivo, a ação conjunta teve sucesso, em meio à oração.

“Quando soubemos o que estava acontecendo, rapidamente, nos deslocamos ao local para ajudar as autoridades a impedir que uma tragédia acontecesse. Conversando com o jovem, percebi que minha história pessoal de vida poderia dar esperanças e incentivo para uma mudança de rumo. Graças a Deus, agimos com rapidez e, por meio de sua Palavra, fomos capazes de salvá-lo”, disse o prefeito.

Os primeiros socorros foram prestados imediatamente, ainda no local. A seguir, o homem foi encaminhado à UPH da Zona Leste, permanecendo em observação clínica e sendo acompanhado, a essa altura já fora de perigo.

Conduziram a ocorrência, com sucesso, as equipes do programa “HumanizAção”, com a presença do secretário do Gabinete Central (SGC), João Alberto Maia; da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil, órgãos da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com a participação do secretário da Pasta, Alexandre Caixeiro; além da CPFL Piratininga e da Polícia Militar (PM).

Agentes da Secretaria de Mobilidade (Semob) igualmente estiveram no local para interdição parcial da via, durante o atendimento, das 9h35 às 11h20. O fluxo de veículos segue agora normalmente.

O caso será acompanhado pelo Gabinete Central, na pessoa do secretário João Alberto Maia, por meio do “HumanizAção” que, inclusive, já proporcionou a mudança de vida de muitos outros sorocabanos, com a oferta de assistência social a pessoas em situação de rua, além de atendimento em saúde, sempre que necessário, e chances reais para uma completa transformação de trajetória.