NOTÍCIAS

IMA e organizações parceiras oferecem capacitação para controle de javali com uso de armadilhas

A primeira edição da capacitação de manejo e controle de javali com uso de armadilha tipo curral foi realizada no último sábado, 19, em Capão Alto, na Serra catarinense.

Outras quatro edições estão programadas para ocorrer neste ano nos municípios da área de abrangência do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul).

A oferta da capacitação é resultado de uma parceria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, com a Cidasc, a Polícia Militar Ambiental e o Ibama.

Na atividade, técnicos das instituições abordaram temas relativos à legislação e procedimentos para a obtenção de autorização para o controle de javalis, riscos sanitários da espécie e coleta de material biológico e construção de armadilhas do tipo curral.

Os javalis são animais exóticos invasores capazes de causar danos significativos às lavouras, à flora, à fauna e aos recursos hídricos e representam uma ameaça à saúde pública, podendo transmitir doenças tanto para suínos domesticados quanto para seres humanos.

A coordenadora do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras e Engenheira Agrônoma do IMA, Elaine Zuchiwschi, fala sobre a ação:

SONORA