Uma ferramenta que tem como objetivo simplificar a comunicação entre cidadãos, servidores e setores estratégicos da administração pública. É o que propõe o Chatbot de Inteligência Artificial, criado pela equipe da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) da Prefeitura de João Pessoa para facilitar o acesso do cidadão a informações sobre leis e serviços municipais.
A iniciativa tecnológica foi tema de uma palestra, na tarde desta quinta-feira (21), durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, evento inédito na Paraíba promovido pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) e apoio institucional da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O encontro, que contou na sua programação com painéis, palestras e a apresentação de soluções tecnológicas, ocorreu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
Bruno Crispim, coordenador da UMTI de João Pessoa, ministrou a palestra e detalhou o impacto da modernização da infraestrutura tecnológica da Capital. Segundo ele, a rede neutra implantada pela gestão municipal permitiu a criação de um anel de fibra óptica de 205 quilômetros, interligando 700 prédios públicos, 90 praças com wi-fi gratuito e 90 câmeras de monitoramento.
Essa inovação já gerou economia de aproximadamente R$ 16 milhões em contratos de internet, além de ampliar a segurança e a qualidade dos serviços digitais oferecidos à população. “Hoje, o cidadão tem internet de alta performance até nas praças públicas. É mais rápido assistir a um streaming na praça do que em casa”, destacou Crispim, em tom descontraído.
Tecnologia a serviço da população – No evento, a Prefeitura de João Pessoa também destacou a infraestrutura tecnológica que sustenta o conceito de cidade inteligente, ressaltando justamente o Chatbot de Inteligência Artificial.
De acordo com Gizeuda Cariry, encarregada de proteção de dados do Município, a ferramenta tem como objetivo simplificar a comunicação entre cidadãos, servidores e setores estratégicos da administração. “Esse Chatbot vai ajudar tanto o servidor público quanto a população. Ele trará respostas rápidas sobre leis, serviços e até orientações simples, como indicar a secretaria responsável por uma demanda, tornando o atendimento mais ágil e acessível”, explicou.
Futuro mais conectado – Com a realização do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, João Pessoa consolida seu papel de liderança na transformação digital da gestão pública no Estado. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em adotar soluções inovadoras que facilitem a vida do cidadão, promovam transparência e fortaleçam a eficiência do setor público.
Reconhecimento e parcerias – O Fórum reuniu prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas em tecnologia para discutir soluções que modernizem a gestão pública, ampliem a transparência e impulsionem o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
O evento também contou com a participação de empresas como Algar Telecom, Chip, Maq-Larem e Portal de Compras Públicas, além do Banco do Nordeste, que apresentou linhas de financiamento voltadas à implementação de projetos de cidades inteligentes.