NOTÍCIAS

Câmara Municipal de Limeira inicia 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Nesta sexta-feira, foi realizada abertura de exposição e roda de conversa entre servidoras

 Dois eventos realizados na Câmara Municipal de Limeira, nesta sexta-feira (25), marcaram o início da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A comissão organizadora das ações é formada pelas vereadoras Isabelly Carvalho (PT), Lu Bogo (PL) e Terezinha da Santa Casa (PL), além do vereador Betinho Neves (PV).

 Exposição “Não é Amor, é Abuso!”

 O evento começou com a solenidade de abertura da exposição “Não é Amor, é Abuso!”, com a presença das servidoras públicas do Legislativo, das vereadoras Lu Bogo (PL), vice-presidente da Câmara, Mariana Calsa (PL), procuradora especial da mulher, Isabelly Carvalho (PT) e Terezinha da Santa Casa (PL) e dos vereadores Everton Ferreira (PSD) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). A mostra vai ficar disponível para a população até 2 de dezembro, das 8h às 18h.

 A vereadora Lu Bogo ressaltou a importância de se promover atividades com esse tema. “Não é um dia de muita alegria porque o que a gente queria mesmo é que não precisasse fazer essas ações. Por outro lado, é importante reconhecer que nossa cidade tem diversos mecanismos para combater a violência contra a mulher. Limeira é, de fato, privilegiada. Fico feliz com tantas mulheres engajadas nessa luta”, afirmou a vice-presidente do Legislativo.

 Por sua vez, a vereadora Isabelly debateu o tema e esclareceu sobre as diferentes formas de expressão da violência. “É uma violência que abate a todos nós, se expressa de múltiplas formas, não é só física e verbal, é psicológica e patrimonial e é também política”, explicou. “A sociedade transformou a mulher em trabalhadora, mas não tirou dos ombros dela, e tão somente dela, os cuidados com a casa, com os filhos, com o marido, trazendo para ela uma carga de trabalho dupla ou tripla e isso tudo sem remuneração. Isso também faz parte do nosso sistema de dominação da sociedade machista, patriarcal, LGBTfóbica [intolerância a pessoas que não são heterossexuais e cisgêneras] e excludente que a gente vive.”

 Por fim, a vereadora Mariana destacou que, entre as mulheres, ainda existem setores que sofrem ainda mais com a violência, como as mulheres negras, as crianças – que são as principais vítimas de violência sexual -, as mulheres trans e as mulheres idosas. “Nós, mulheres, somos vítimas de violência, apesar de ser a maioria da população. Então nós precisamos nos unir para que a gente não precise ter 16 dias de conscientização”, disse.

 Roda de Conversa entre servidoras

 Em seguida, foi realizada uma Roda de Conversa entre as servidoras, conduzida pela consultora técnica especializada (Políticas Públicas e Ciências Sociais) da Câmara, Amanda Marques de Oliveira. A especialista falou sobre os diferentes níveis de violência contra a mulher, começando pela chantagem, manipulação, mentiras e ciúmes excessivo, passando pelas intimidações, ameaças, destruição de bens, agressões e chegando até a abusos sexuais, espancamento e feminicídio (homicídio praticado contra a mulher por razões da condição do gênero feminino).

 “O que conecta todas essas relações abusivas? Uma sociedade machista, ou seja: uma forma que a sociedade se estrutura em que o masculino é superior e o feminino é inferior”, expressou.

 As mulheres também falaram sobre experiências próprias e de pessoas conhecidas sobre violência.

 A Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi instituída pela Resolução Nº 599/2015, de iniciativa da ex-vereadora e atual vice-prefeita Erika Tank (PL). São apoiadoras da campanha a Escola Legislativa Paulo Freire e a Procuradoria da Mulher, ambas instituições da Câmara Municipal de Limeira.

 Calendário de atividades da campanha:

 26 de novembro – às 9h: Ação na Praça Toledo Barros.

 6 de dezembro – 19h às 22h: Palestra “Aspectos da violência contra as mulheres e seus impactos na saúde”, com o médico sanitarista Pedro tourinho e Thaís Machado.

 8 de dezembro – 19h às 22h: Mesa de debate “Mulheres na política: desafios e superação: como exercer a política nos tempos contemporâneos”. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários