Sorocaba

Defesa civilEquipes da Prefeitura concentram ações de auxílio frente às chuvas na região do Jd. Itapemirim – Agência de Notícias

Coordenadas pela Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), as equipes da Prefeitura de Sorocaba concentram as ações de auxílio frente às chuvas, neste sábado (3), na região do Jardim Itapemirim, Zona Oeste da cidade. Os trabalhos consistem, sobretudo, na limpeza de vias, imóveis e córrego, assim como no atendimento às famílias que necessitam de apoio do Poder Público.

A Defesa Civil registrou um acumulado de 80 milímetros de chuva nos últimos três dias na cidade e continua em estado de atenção. Não choveu durante a madrugada deste sábado, porém, o volume de chuvas em 24 horas, entre 19h de sexta-feira (2) e 7h deste sábado, foi de 13 milímetros na região do Aparecidinha; 28 mm no Jardim Saira; 19 mm em Brigadeiro Tobias e 41 mm no Bairro dos Morros.

Conforme balanço atualizado pela Defesa Civil, houve casos de quedas de árvores nos bairros Wanel Ville, Centro, Parque Esmeralda, Jd. Astro, Jd. Refúgio, Residencial das Dálias, Vila Louzada, Villágio Torino, Ipanema Ville, Centro e Jardim Aeroporto; uma queda de defensa metálica na Av. Ipanema; queda de galhos no Jd. da Dálias e de placa no Jardim Vera Cruz; erosões no asfalto na Vila Nogueira e Jardim Brasilândia, enxurrada no Wanel Ville; uma casa bastante atingida no Conjunto São Joaquim; alagamentos de vias no Parque Manchester, Jardim Itapemirim, Praça da Bandeira, Av. XV de Agosto e Jardim Maria do Carmo; deslizamentos de muros na Vila Barão, Jd. Itanguá e Jd. Los Angeles, Mineirão e Jardim São Carlos e inundações no Jd. Lopes de Oliveira, Jd. Itapemirim, Parque Esmeralda, Jacutinga, Jardim Aeroporto e Jd. Marli. No momento das chuvas, houve a necessidade de interdições momentâneas de vias na região das praças Lions e Edmundo Valle, assim como nos cruzamentos da Av. Afonso Vergueiro com as ruas Professor Toledo, Miranda Azevedo e Dr. Álvaro Soares, além de nas proximidades do viaduto dos Ferroviários. “Todos esses pontos já estão liberados e o trânsito flui normalmente”, aponta o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.

Não há registro de desabrigados e as equipes da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) também estão na região dos Jardins Itapemirim e Marli, para oferecer todo apoio ao alcance da municipalidade. Nesses locais, foram identificadas cerca de 50 pessoas desalojadas, que estão recebendo todo o apoio necessário do Poder Público, e já voltaram para suas casas, prosseguindo com a limpeza dos imóveis. Paralelamente, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realizam a remoção de entulho e sujeira de áreas nesses bairros, inclusive, nas margens do córrego Itanguá.

“O trabalho não para e todos os setores da Prefeitura, assim como outros setores da sociedade, estão colaborando”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba e Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra. Na noite desta sexta-feira (2), o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo), João Alberto Corrêa Maia (Governo – Segov) e Alexandre Caixeiro (Sesu), além das equipes, participou dos trabalhos, na região central de Sorocaba, assim como nos bairros Jardim Marli e Itapemirim.

Doações

Em relação às ocorrências causadas pelas chuvas, quem precisar de ajuda, basta contatar a Defesa Civil, pelo telefone 156, que acionará todos os demais setores da Administração Municipal, para interceder nas ações de apoio, inclusive nas áreas social e de socorro emergencial.

A população também pode colaborar, fazendo a doação de itens, como colchões, eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar), sofás, armários, toalhas, lençóis e telhas, que são as principais necessidades das famílias atingidas pelas chuvas, constatadas pelo Fundo Social. Para auxiliar, basta entrar em contato pelo telefone: (15) 99157-6851.

As doações também serão recebidas na tarde deste sábado (3), a partir das 13h, no Paço Municipal, durante a “Grande Festa de Natal”. No local, haverá uma tenda do Fundo Social de Solidariedade, especificamente para essa finalidade.