Sorocaba

Alunos da Uniten terão transporte público gratuito a partir de 2023 – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e da Urbes – Trânsito e Transportes,  iniciou os estudos que vão garantir transporte público gratuito para os alunos matriculados em cursos da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), já no primeiro trimestre de 2023.

A iniciativa faz parte do Plano de Governo da Atual Administração, como forma de fomentar a qualificação profissional e a geração de empregos e renda, por meio de políticas e incentivos estratégicos a diferentes setores da economia da cidade.

“O objetivo é incentivar que pessoas em situação de desemprego ou em busca de recolocação no mercado passem por cursos de qualificação profissional, adquirindo mais condições e oportunidades de conseguir um novo emprego”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Uma das possibilidades analisadas, para viabilizar a medida, é que a Sedettur adquira os passes e os forneça gratuitamente para os estudantes da Uniten. “Outra, é que esse custeio seja feito por meio da utilização de recursos do Fundo Fiscal do Município, que tem verba disponível para tanto”, explica o secretário da Sedettur, Paulo Henrique Marcelo.

Segundo levantamento da Sedettur, desde janeiro de 2021, a Uniten já disponibilizou 3.500 vagas em cursos de capacitação. De lá para cá, o número de formandos já passa de 3.000 pessoas.

“Muitas vezes, esse público sofre para pagar a passagem de ônibus para ir estudar. São pessoas que necessitam desse apoio do Poder Público, pois é uma medida que contribui diretamente na geração de emprego, renda e ajuda a aquecer a economia”, complementa o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.