Sorocaba

Prefeitura realiza blitz educativa para alertar motociclistas sobre limite de velocidade e pipas com cerol – Agência de Notícias

 

Ação ocorrerá na manhã desta sexta-feira (20), na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente ao Paço Municipal.

 

Como parte de sua programação contínua de atividades educativas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), realiza blitz de orientação aos motociclistas, nesta sexta-feira (20), para alertar sobre os riscos decorrentes do abuso de velocidade no trânsito, bem como sobre a importância de se adotar medidas preventivas quanto a acidentes envolvendo pipas com cerol.

A ação ocorrerá das 9h às 11h, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente ao Paço Municipal. A blitz educativa terá a parceria do Grupo CCR, empresa que atua na administração de rodovias também na região de Sorocaba. Equipe da empresa ficará responsável por conscientizar sobre o uso da antena corta-pipa nas motocicletas, como medida preventiva.

“Temos estabelecido uma série de parcerias com o setor privado, para participar das ações de conscientização da Semob. Estamos aproveitando o mês de janeiro para focar na realização de ações educativas voltadas a motociclistas e, nesta sexta-feira, incluir também orientações sobre respeito aos limites de velocidade no tráfego e a prevenção a acidentes com pipas, assuntos que se complementam”, aponta a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Também nesta sexta-feira, das 13h30 às 15h30, haverá a ação “Limite de Velocidade – Pit Stop”, no cruzamento da Avenida Coronel Nogueira Padilha com a Rua Chile, na Zona Oeste da cidade. O calendário é definido mensalmente e, para este mês, estão programadas 32 atividades, em diversos pontos estratégicos da cidade, das quais 13 delas diretamente relacionadas aos motociclistas e ao respeito aos limites de velocidade.

Mais ações programadas ao longo de janeiro adotam, ainda, outros temas recorrentes, a exemplo de: “Motociclista Seguro – Entrega segura, “Motociclista Seguro – Painéis”, “Faixa viva – Mímicos”, “Álcool x Direção – Garrafa”, “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!”, “Celular – Emoji”, “Faixa viva – Cones”, “Mais respeito, menos infrações – Blitz”, “Sinalize, dê seta! – Blitz” e “Ciclista x Motorista – Blitz”e os teatros “Xô, acidentes” e “Superamarelinho”.

O calendário completo de atividades do mês está disponível em: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-inicia-2023-com-32-acoes-educativas-de-transito-em-janeiro/, assim como nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).  “A programação de atividades educativas é contínua e diária, para alertar sobre os cuidados para a máxima segurança no trânsito. Somente em 2022, foram promovidas 454 ações desse tipo, compreendendo um público aproximado de 112 mil pessoas”, aponta o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A Urbes realiza, incluisve, palestras e teatros nas escolas, voltados à conscientização e educação para o trânsito das futuras gerações. O agendamento para fevereiro e outros meses do ano, em escolas e demais locais de interesse, pode ser solicitado pelo site da Urbes (www.urbes.com.br), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Basta “Abrir Manifestação” e preencher o formulário.

“Vale lembrar a recomendação de que o condutor deve sempre respeitar a sinalização de trânsito e dirigir com toda responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana, além de evitar multas e outras sanções”, complementa o secretário.