A Prefeitura de Sorocaba anunciou oficialmente, nesta terça-feira (28), o início da terceira e última fase das obras de pavimentação da Rua Augusto Lippel, no bairro Parque Campolim, na Zona Sul da cidade. Trata-se da ligação final dessa via com a Rua Heloísa Oliveira Evangelista, nas proximidades do trevo para saida à Raposo Tavares. A previsão é que a intervenção esteja concluída em até 90 dias, entregando a pavimentação de toda essa importante via da cidade, cuja melhoria era aguardada há mais de 25 anos pela população e a qual trará melhor fluidez ao tráfego de veículos de toda a região.
A pavimentação da Rua Augusto Lippel é uma parceria da Prefeitura com a Construtora Planeta, como medida mitigadora para compensar os empreendimentos realizados pela empresa no município. As obras foram organizadas em três etapas, sendo que a primeira delas já está concluída; a segunda está em fase final e a terceira e última é a que foi iniciada agora. Os serviços estão a cargo da empresa contratada Céu Azul Terraplanagem e Pavimentadora Ltda.
“Essa obra é uma demanda muito antiga da população, que, há mais de 25 anos, aguardava por melhorias na Rua Augusto Lippel. Houve embargo da obra na Justiça, ainda em Administração Pública passada, em função da falta de licença da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para uma área de APP (Área de Preservação Permanente) existente no trecho e o atual Governo, em pouco tempo, apesar do atraso ocasionado por esse entrave anterior mais as chuvas intensas recentes, conseguiu resolver esse desafio e autorizar a execução da última etapa da obra”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, que esteve representando o prefeito Rodrigo Manga no ato.
Também participaram do evento os secretários municipais de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; e de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; assim como o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador de Votorantim Mauro dos Materiais; o presidente da Construtora Planeta, Fernando Guimarães; e o diretor da empresa Céu Azul, José Marcelo Pavan. Os representantes da Padaria Real, José Vicente de Souza, José Eduardo de Souza e Givanildo Pereira, igualmente prestigiaram a cerimônia, assim como moradores do bairro.
O trecho final das obras de pavimentação da Rua Augusto Lippel terá 320 metros de extensão, cuja área pavimentada será de 2.922 m², além de 640 metros lineares de calçada e 201 de rede de drenagem. A atual Gestão da Prefeitura de Sorocaba obteve todas as licenças ambientais que autorizam os trabalhos nesse trajeto. O trecho de um manancial que passa pelo local será, inclusive, canalizado, por meio de aduelas de concreto.
“Vamos iniciar a construção, também, de um muro de contenção, em terra armada, que é para dar a melhor sustentação e proteção à nova via. Vamos torcer para que as condições climáticas sejam favoráveis, a partir de agora, para que os trabalhos possam seguir a todo vapor e com toda segurança e qualidade”, disse o secretário da Serpo.
Já, o trecho 2 das obras de pavimentação da Augusto Lippel, atualmente em fase de finalização, é o intermediário de todo o empreendimento, abrangendo um trecho de cerca de 420 metros da Rua Augusto Lippel, a partir da Rua Amalia Ayala Perez. “Praticamente está concluído. Haverá 3.350 m² de área pavimentada, 840 metros de calçadas, 310 metros de área de drenagem, iluminação com lâmpadas de LED e muro de proteção em arrimo. As intervenções finais vão seguir conjuntamente com as obras do trecho final”, completou o secretário da Serpo.
No primeiro trecho das obras, de aproximadamente 600 metros, entre a Avenida Professora Izoraida Marques Perez e a Rua Amalia Ayala Perez, além dos serviços de pavimentação, foram executados também serviços de drenagem e calçamento. O Saae/Sorocaba, inclusive, implantou 750 metros de rede de esgoto e 1.200 metros de redes de água no local, além de fazer o remanejamento de duas outras redes de água, instaladas na Rua Augusto Lippel.
Nesse trecho já pavimentado e liberado ao tráfego de veículos, a Rua Augusto Lippel possui gabarito necessário à demanda, ou seja, adequado aos padrões atuais de trânsito, permitindo o estacionamento de um dos lados, com duas vias de circulação, em ambos os sentidos. A Secretaria de Mobilidade (Semob) é a responsável pelo estudo do projeto viário e a implantação de toda a sinalização da via, cuja obra é considerada fundamental para melhorar a fluidez do tráfego na região do Campolim.
“A Rua Augusto Lippel, que é uma das principais opções de acesso à Rua João Wagner Wey, passa por essas melhorias, exatamente pelo fato de ainda ter uma parte de terra, inadequada e sem condições de comportar o tráfego de veículos. Essa obra vai desafogar o trânsito nessa região da cidade, oferecendo mais segurança, agilidade e comodidade a todas as pessoas que transitam por ali”, apontou o secretário da Semob.
Quanto à velocidade permitida, a Semob pede atenção aos motoristas que transitam pelo trecho já concluído da Rua Augusto Lippel, para que se atentem à sinalização e à velocidade indicada. Esse trecho, até o momento, trata-se de via de trânsito local e não de passagem, sobretudo utilizada por moradores e prestadores de serviços. “Estamos atentos à demanda local e as equipes de Engenharia de Trânsito da Semob analisam se haverá a necessidade de instalação de redutores de velocidade ou outras sinalizações no local”, complementou.
A Semob ainda pede desculpas pelo transtorno momentâneo causado pelas obras aos moradores e motoristas que transitam pela região, melhorias que estão sendo executadas em conformidade com as exigências legais, de modo a causar o mínimo possível de transtorno e atendendo a uma demanda de mais de décadas da população.
A pavimentação da Rua Augusto Lippel e demais serviços executados ao longo dessa via fazem parte do programa municipal “Sorocaba Tem Pressa”, criado pelo atual Governo com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento na cidade e iniciar novos projetos. O programa contempla importantes empreendimentos viários, por meio de contratos de financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Fonplata – Banco de Desenvolvimento e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), além de parcerias com a iniciativa privada e emendas parlamentares.
Fotos: Michelle Alves – Secom