NOTÍCIAS

Mais de 170 alunos fazem parte dos cursos de música da Escola de Artes da Prefeitura de Limeira – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Os cursos de música são responsáveis por receber mais de 170 alunos interessados em aprender a teoria e a prática dos instrumentos teclado ou violão

 A Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) é responsável por oferecer diversos cursos culturais gratuitos, promovidos pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. O objetivo é democratizar a cultura para a comunidade limeirense, dentro do Departamento de Formação para as Artes. A ação começou em 1987, com o desenvolvimento de oficinas culturais diversificadas, sendo que, em 1997, foi oficialmente inaugurada como Emcea. O equipamento cultural, atualmente, recebe alunos para aulas de dança, teatro, música e artes, além dos participantes das oficinas culturais.

 Os cursos de música são responsáveis por receber mais de 170 alunos interessados em aprender a teoria e a prática dos instrumentos teclado ou violão. “Eu já estudei música, tocava flauta, e agora tive essa oportunidade de aprender a tocar teclado. A professora é muito paciente, explica certinho. Já aprendi algumas notas e músicas”, comentou Geovana Elena sobre sua quinta aula de teclado. A professora de teclado Marisa Elena Baron de Lima explicou que inicia suas aulas com teoria e depois vem a prática: “Eu ensino música por partitura, então tem uma sequência: no início das aulas trago a teoria e depois tocamos. É um processo lento e vagaroso, mas eficaz”. Os alunos têm entre 7 e 80 anos e são separados por turmas, com aulas intercaladas durante a semana.

 No curso de violão, Ivone Dias, em sua terceira aula, relatou estar adorando o aprendizado. “Estou aprendendo bem, o professor tem muita paciência”, comentou. Outra aluna, Cleusa Maria, disse que foi a filha quem a incentivou e até a presenteou com um violão para que também treinasse em casa. “É muito bom as aulas serem gratuitas, pois tem muita gente que não tem condições de pagar. Já aprendi bastante até agora. Adoro o professor, ele é carismático e ensina bem”, expressou Cleusa.

 Luis Henrique de Oliveira Tolentino é professor de violão e explicou que possui duas maneiras de ensinar, a depender da turma: “A turma da 3ª idade é um processo mais lento, foco mais na prática, com pouca teoria, vamos trabalhando devagarinho para ‘pegarem o jeito’. Já a turma mais nova, de 10 a 15 anos de idade, aprende um pouco mais rápido”. “Na teoria eu ensino leitura de cifra, nota musical e trago referência histórica, como Pitágoras, e às vezes também trago algum vídeo”, completou o professor.

 Os instrumentos necessários para as aulas integram o Departamento de Formação para Artes da Secretaria de Cultura de Limeira, a fim de que todos tenham acesso às aulas, independente de terem ou não o instrumento em questão. A Emcea está localizada no Centro de Limeira e os cursos culturais recebem inscrições de novos alunos nos meses de dezembro e janeiro. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários