NOTÍCIAS

Munícipes ofendem e gravam agentes de trânsito durante fiscalização no Centro de Limeira – Notícia de Limeira

Compartilhe

 A secretaria de Mobilidade Urbana confirmou que as atuações lavradas foram corretas e que não é a primeira vez que as infrações ocorrem naquele local

 Um vídeo divulgado nas redes sociais está causando polêmica nesta semana em Limeira. O fato ocorreu na manhã de ontem (28) quando os agentes de Departamento de Trânsito, em fiscalização, foram acionados até a Rua Barão de Campinas, no Centro de Limeira. Ocorre que os agentes foram ofendidos e o próprio homem que os filmou, ofendeu os profissionais, além de pessoas que estavam no local.

 Os veículos estavam estacionados em parte do passeio (calçada) atrapalhando a passagem de pedestres. O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê no inciso VIII, que é proibido a prática de estacionar no passeio. “No passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público”.

 A infração é considerada grave, com penalidade de multa e o veículo ainda é passivo de remoção. No vídeo gravado, os agentes são ofendidos com palavras de baixo calão e outras palavras ofensivas, como “bandido, vagabundos”.

 O munícipe ainda grava ele mesmo falando sobre a viatura estacionada do Departamento de Trânsito na faixa de pedestres e na faixa amarela, que estava com o giroflex acionado, mas o CTB também prevê que as viaturas durante atendimentos de ocorrências, gozam de livre parada e estacionamento. É o que prevê o artigo 29 do CTB. “Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.”

 O Notícia de Limeira procurou pela secretaria de Mobilidade Urbana, que por meio de nota informou que “os agentes de trânsito agiram dentro da legislação ao autuar os veículos que estavam estacionados irregularmente, ocupando parte da calçada da Rua Barão de Campinas – eles foram acionados por uma denúncia. Os agentes registraram, em imagens, as irregularidades – no caso, os veículos estavam estacionados parcialmente na calçada, impedindo a livre passagem de pedestres. De acordo com a pasta, já houve outras reclamações e autuações, no mesmo local, pelas mesmas razões.” (Cauê Pixitelli)

 Foto: divulgação

Compartilhe

Comentários

comentários