Sorocaba

“Maio Amarelo” marca início de funcionamento da nova sede da Secretaria de Mobilidade de Sorocaba – Agência de Notícias

 

Os funcionários da Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Sorocaba se vestiram de amarelo, nesta sexta-feira (12), para chamar a atenção quanto à importância da campanha Maio Amarelo 2023, acerca das medidas e atitudes em prol da segurança no trânsito. O ato oficializou, inclusive, o início da operacionalização da nova sede da Semob, em prédio público na região do Alto da Boa Vista.

A campanha Maio Amarelo reúne uma série de atividades educativas, com objetivo de conscientizar a população em prol de um trânsito sempre mais seguro. Pela manhã, houve o registro de uma foto da equipe da Semob vestindo a cor da campanha, em frente à nova sede, localizada na Rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55.

*“Segurança no trânsito e melhoria do atendimento público estão diretamente relacionadas, pois é aqui, na Semob, que está disponível uma série de serviços importantes nessa área, alguns deles que devem ser solicitados pessoalmente pela população”, destacou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini, que participou do ato simbólico.*

Compete à Semob a formulação de políticas de acessibilidade física, planejamento, coordenação, execução e fiscalização das atividades referentes ao transporte urbano em geral e à regulamentação do trânsito; atividades de Engenharia de Tráfego, controle e análise de estatísticas; atividades da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari); gerenciamento do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran) e atuação coordenada com a Urbes – Trânsito e Transportes.

O novo prédio abriga um remodelado e amplo Centro de Controle de Operações (CCO), para monitoramento viário, que opera, de forma ininterrupta, 24 horas por dia, por meio de mais de cem câmeras da Semob, interligando, ainda, a equipamentos de imagens de outras empresas particulares e órgãos públicos da cidade. Ali, também funcionam os setores de Engenharia de Tráfego, Educação para o Trânsito, Sinalização Viária, Polos Geradores de Tráfego, Fiscalização e Operação de Trânsito e Processamento de Multas, com infraestrurura que conta também com auditório e salas de reunião.

Entre os serviços disponibilizados pela Semob à população estão: solicitações de placas e pinturas; serviços de Engenharia de Trânsito, recursos de multas; emissão de cartões de estacionamento para idosos e deficientes (PCDs), credenciais e autorizações para transporte em locais restritos, entre outros relacionados ao trânsito. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, exceto para serviços relativos a protocolos e credenciais, que funcionam até as 17h. O contato também pode ser feitio pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (15) 3519-3101.

Anteriormente, a Semob dividia com a Urbes a ocupação do prédio localizado na Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jardim Panorama, na região do Campolim, que ficou para uso exclusivo dessa empresa responsável pelo transporte público em Sorocaba. Aliás, alusivo à campanha Maio Amarelo, os funcionários da Urbes também se vestiram de amarelo nesta sexta-feira, durante o expediente.

“O momento marca, também, essa descentralização dos serviços, sendo que a Semob fica responsável, exclusivamente, pelas questões relativas ao trânsito, enquanto a Urbes responde pelo transporte público de passageiros. Internamente, já vínhamos trabalhando dessa forma, mesmo, assim, Urbes e Semob continuam atuando lado a lado, de forma conjunta em prol da mobilidade urbana e da população”, explica o secretário da Semob.

 

“Maio Amarelo”

A Campanha Maio Amarelo é uma iniciativa anual, instaurada com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), que adotou, para 2023, o slogan: “No trânsito, escolha a vida”. Durante o mês de maio, a Semob programou 39 atividades educativas, com 19 temáticas diferentes. As ações em escolas e empresas são os destaques.

Na segunda-feira (15), a iniciativa chega à sua terceira semana, com uma série de ações de conscientização. Nesta data, os arte-educadores da Semob encenam, no tempo fechado do semáforo, sobre a faixa de pedestres, ato que mostra os riscos de trafegar em excesso de velocidade. Trata-se de a ação “Limite de velocidade – Pit Stop”, na Av. Afonso Vergueiro c/ Praça da Bandeira, das 9h às 11h.

Na terça-feira (16), terá a palestra de “Educação para o trânsito”, na empresa Link Belt – LBX do Brasil, das 9h às 10h30, e o teatro “Superamarelinho”, no Colégio Eureka , das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, sobre a importância do trabalho dos agentes de trânsito e fornecendo dicas de segurança viária.

Na quarta-feira (17), “Motociclista Seguro – Blitz” terá entrega de material educativo sobre segurança no trânsito na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, próximo ao Paço Municipal, das 9h às 11h.

Na sexta-feira (19), haverá o teatro “Detetives do trânsito”, para os alunos do Colégio Eureka, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30. Os estudantes vão apurar as causas de um acidente e aprender dicas de como evitar ocorrências desse tipo.

É possível acompanhar o calendário completo dessas atividades nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba.