Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba realiza encontro com grupo de haitianos e oferece orientações sobre nova legislação que regula a imigração no País – Agência de Notícias

Evento reuniu cerca de 150 imigrantes do Haiti e proporcionou informações e orientações sobre a nova portaria, que beneficia quem pretende fixar residência no município.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria da Igualdade Racial, promoveu no último sábado (20) e domingo (21), um encontro com um grupo de haitianos que estão residindo em Sorocaba, para oferecer orientações sobre a portaria MJSP/MRE 38, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério das Relações Exteriores, que dispõe sobre a concessão de autorização de residência prévia e a respectiva concessão de visto temporário, para fins de reunião familiar para haitianos e apátridas com vínculos familiares no Brasil.

O encontro contou com a presença da assistente social Winny, que realiza trabalho voluntário desde 2016, atendendo essa população de imigrantes, e também do voluntário Johnny Alouizor, que é formado em Matemática pela Unicamp (Universidade de Campinas) e também atua nessa causa. Houve a presença de aproximadamente 150 haitianos, durante os dois dias em que aconteceu o evento. Os idiomas utilizados foram o francês e o crioulo, que são os falados pelo povo haitiano. A ação teve, ainda, o apoio do Instituto Kayton em Ação e da empresa Ofebas, que forneceu um delicioso café a todos os presentes.

“A realização desta ação traz muita esperança às pessoas que estão, há anos, distantes de seus familiares”, observa a coordenadora da Igualdade Racial da Secid, Viviane Taveira.

“O papel da Secid é proporcionar acolhimento e suporte também a essa população, que chega à nossa cidade com a expectativa de alcançar novas oportunidades de vida, de trabalho e conquistar o bem-estar que não foi conseguido em seu próprio país de origem. Estamos certos de que a nova legislação irá contribuir, ainda mais, para isso”, conclui o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

 

Foto: Secid/Divulgação