Sorocaba

Empresa residente no Parque Tecnológico de Sorocaba conquista segundo lugar no prêmio nacional “Vozes da Mobilidade” – Agência de Notícias

 

UniQ participou do Summit Mobilidade 2023, evento que está entre os maiores do País a tratar de questões sobre o futuro da mobilidade no Brasil.

A UniQ, empresa residente no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento dos programas que gerenciam os sistemas usados no BRT (Bus Rapid Transit – Transporte rápido por ônibus) do município, conquistou o segundo lugar, na categoria Inovação, durante a 3ª Edição do Prêmio Vozes da Mobilidade, organizado pelo grupo Estadão.

A premiação ocorreu na quarta-feira (31), durante o Summit Mobilidade 2023, realizado no MASP (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista. O evento está entre os maiores do País que tratam de questões voltadas ao futuro da mobilidade no Brasil. A categoria Inovação homenageia iniciativas criativas, que trazem soluções úteis para a sociedade, transformando serviços e processos. O primeiro lugar ficou com a Autopass, empresa de gestão da bilhetagem eletrônica.

O Prêmio Vozes da Mobilidade selecionou pessoas e projetos que se destacaram no ano de 2023, nas categorias: diversidade, inclusão, tecnologia, inovação e mobilidade consciente. Dentre todos os inscritos, somente 10 trabalhos foram selecionados, sendo dois deles para cada categoria apresentada. A UniQ, finalista que conquistou o segundo lugar na categoria Inovação, vem se destacando no segmento de mobilidade urbana, com suas soluções que promovem a qualidade da mobilidade urbana nas cidades, pois facilita o processo de gestão do transporte de passageiros, tornando-o mais eficiente, seguro, rápido e sustentável.

Reconhecimento  e suporte ao BRT Sorocaba

O CEO da UniQ, Fernando Cesar, compareceu à premiação e comenta o que significa para o time uma conquista, como essa. “Para nós, ter esse emocionante reconhecimento do Estadão, só confirma que estamos cumprindo nosso compromisso em trazer inovação para a mobilidade urbana”.

As plataformas da UniQ são capazes de unificar 16, ou mais, sistemas envolvidos na operação do transporte urbano, conectando todos seus dispositivos em uma única tela. Alguns exemplos dos sistemas integrados são: catracas, câmeras, TVs, canais de som e também sensores de portas. Por meio da tecnologia ITS, presente na plataforma, é possível receber as informações e processá-las, permitindo interação e envio de comandos ou mensagens de texto e áudio para a central de controle.

Para o funcionamento do BRT na cidade de Sorocaba, a instituição opera duas ferramentas: UniQ Hub, recurso que une as informações de outros sistemas em uma única tela, tornando a gestão operacional mais ágil e precisa; e o Hub Contract, método que padroniza e administra contratos operacionais, além de analisar e acompanhar a performance total da empresa. Além dessas ferramentas para o BRT, a UniQ também presta serviços para empresas em São Paulo, Cuiabá e Recife. Esses dispositivos beneficiam os serviços de tecnologia da informação e, consequentemente, o transporte público.

Segundo a assessoria de imprensa do BRT, o sistema vai muito além dos ônibus que circulam em vias exclusivas. A operação é, também, uma rede de dados, gerenciada pelas soluções da UniQ, que atuam no interior dos veículos, em estações e terminais. O sistema permite que os passageiros façam viagens mais rápidas, com toda segurança e previsibilidade.

Afinidade de propósitos com o PTS

O executivo da empresa premiada faz questão de ressaltar que não é por acaso o fato de estar sediada no PTS. “Como prova de que a busca pela novidade e transformação estão na ‘veia’ da UniQ, a empresa está sediada em um dos mais relevantes polos de tecnologia do País, o Parque Tecnológico de Sorocaba, que já abrigou mais de 300 projetos de startups em sua infraestrutura, recebeu a visita de mais de 14 mil estudantes, mais de 100 mil visitantes e realizou mais de 500 eventos nos últimos 10 anos”.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, parabenizou a empresa instalada em seu ecossistema. “É importante para nós termos residentes que acreditam no ecossistema do PTS, que procuram se destacar em suas áreas de atuação e valorizam novos projetos e iniciativas. Nosso objetivo é difundir e apoiar, cada vez mais, novidades que possam ajudar a melhorar os diversos setores”, ressaltou.

 

Fotos: Divulgação