Uma operação integrada, envolvendo equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e as Polícias Militar (PM) e Civil, recuperou uma câmera pública de videomonitoramento recém-instalada em Brigadeiro Tobias. O furto ocorreu na madrugada de quarta-feira (7) e o equipamento foi encontrado no próprio bairro, na noite do mesmo dia. O autor do furto qualificado foi localizado e preso.
“Foi em uma ação conjunta, de inteligência e investigação, que culminou com a identificação do autor do crime, além do encontro e devolução do objeto ao Poder Público Municipal, menos de 24 horas após a identificação do furto”, explicou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.
A câmera de vídeo, que faz parte da rede de monitoramento da Prefeitura e ficava instalada em ponto na Avenida Bandeirantes, estava na casa do acusado. Ele tem 24 anos de idade e, ao ser abordado pela Polícia Militar, admitiu o furto. Na casa dele, também foi localizada a tesoura usada para retirar a câmera do poste. Tanto o equipamento, como o utensílio estavam escondidos sob o sofá.
As diligências pelo bairro foram feitas por agentes do 2º e do 7º Departamentos de Polícia (DP), por policias militares da companhia de área que atende ao bairro de Brigadeiro Tobias, além do comando da GCM, equipes do Canil e da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) da GCM e do setor de Inteligência da Sesu.
O caso foi apresentado no 7º DP, onde houve a formalização da entrega da câmera ao Poder Público e a elaboração do registro da ocorrência de furto qualificado. O acusado, após ser indiciado, foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.