Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba marca presença em Feira Internacional de Segurança e Tecnologia em São Paulo – Agência de Notícias

 

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das equipes técnicas da Divisão de Operações Especiais e Inteligência da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e da Coordenadoria da Tecnologia de Informação (TI) da Secretaria de Administração (Sead), marcou presença na Feira Internacional de Segurança e Tecnologia (Exposec) em São Paulo, nesta quarta-feira (14).

O objetivo foi buscar conhecimento e visitar empresas do segmento de tecnologia da informação em segurança pública, fazendo a atualização técnica do que há de mais atual em termos de inovação nessa área. A iniciativa faz parte da produção dos projetos da Prefeitura de Sorocaba, que tem investido, sobretudo, na ampliação da rede videomonitoramento urbano e outras ferramentas tecnológicas, voltadas à segurança pública.

“O uso de tecnologias avançadas colabora muito para a integração das ações dos organismos de segurança, dentre outros benefícios, como mais agilidade e assertividade no atendimento de ocorrências. Sorocaba tem buscado o que há de melhor e mais moderno em segurança pública e que já tem sucesso comprovado em outras cidades”, destacou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

Segundo o chefe da Divisão de Operações Especiais e Inteligência da Sesu, Jorge Luis Junior, em especial, a feira proporcionou à equipe conhecer os últimos lançamentos da indústria de segurança, nacional e internacional, pois o evento é o principal desse setor no Brasil. “Pudemos conhecer, de perto, as soluções disponíveis no mercado e participar de palestras e painéis de discussão sobre o tema, trazendo enriquecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura de Sorocaba”, afirmou.

A equipe de Sorocaba aprofundou conhecimentos voltados às tecnologias de inteligência artificial, como de reconhecimento facial e buscas inteligentes de características por placas veiculares. Neste ano, a feira trouxe novas empresas de segurança eletrônica, aumentando a oferta de mercado e barateando custos de projetos.

Para Abel Santos Júnior, coordenador Geral de TI da Prefeitura, a feira propiciou, também, o contato com tecnologias de ponta existentes, envolvendo equipamentos de infraestrutura de TI, que tornam possível a entrega de serviços de alta tecnologia e qualidade, a menores custos. “Estar atualizado e alinhado com as últimas tecnologias da informação é uma constante e essa feira propicia isso, com sistemas que, em breve, serão licitados e implementados em Sorocaba”, adiantou.

Videomonitoramento

Uma das frentes de ação da Sesu é a implantação, já em andamento, do Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII), com modernos equipamentos de segurança e mobilidade urbana, ampliando, ainda mais, o sistema de videomonitoramento existente, que atuará em toda a cidade. Tanto é que quatro câmeras, de moderna tecnologia, foram recém-instaladas na região de Brigadeiro Tobias. No momento, a Sesu está em processo de ampliação do sistema em, aproximadamente, mais 110 câmeras, para monitoramento, também, de próprios municipais.

Sorocaba, inclusive, já conta com uma estrutura de câmeras no conceito de “muralha eletrônica”, sobretudo para controle nas principais entradas e saídas da cidade. Esse projeto vem sendo adequado, de acordo com as diretrizes do conceito Smart Cities. Os equipamentos em uso possuem alta definição de imagem, permitindo identificar placas de veículos, por exemplo.  A modernização do sistema já implantado vai possibilitar, ainda, o reconhecimento facial e de objetos, entre outras aplicações estratégicas.

Atualmente, a Sesu mantém o Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI), em sua sede na Zona Norte da cidade, onde atuam, aproximadamente, 25 guardas civis municipais (GCMs). Nesse local, ao todo, são monitoradas 123 câmeras em pontos estratégicos da cidade, cujo sistema opera integrado ao Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria de Mobilidade (Semob), no Alto da Boa Vista. Há, também, o sistema de monitoramento do BRT, com mais de 800 aparelhos em funcionamento, sendo que, tanto a Semob, como a Sesu têm acesso às imagens geradas por esses equipamentos.

O contato com a Sesu é pelo fone 153 e com a Semob é pelo 118. Em 2022, houve o registro de 40 ocorrências da Sesu, em que o sistema de videomonitoramento foi determinante, sendo que já são 17 em 2023, até o momento. São ocorrências que envolvem, sobretudo, localização e apreensão de veículos, furtos, pichação, entre outros.

“As câmeras de vigilância permitem o acesso às imagens em tempo real, o que contribui para o aumento da segurança. São feitos os atendimentos emergenciais e acionadas imediatamente as viaturas, além de direcionar ações e operações dos demais setores da Administração Municipal”, apontou o secretário da Sesu.

 

Outras tecnologias

Há, ainda, o novo totem de videomonitoramento instalado na região central da cidade. O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é o gestor dessa ferramenta, que opera em fase de testes, em parceria com a Sesu. O equipamento está sendo avaliado para identificar se a tecnologia proposta atende 100% às necessidades do Município. O equipamento está instalado em local de grande fluxo, justamente para essas avaliações.

“Existem outras soluções que estão em avaliação, em parceria com o PTS, entre elas, a ampliação e o avanço contínuo do sistema de muralha eletrônica de segurança e a reformulação tecnológica do Centro de Operações Integradas da Guarda Civil Municipal”, disse o secretário de Segurança Urbana.

A Sesu, ainda, atua por meio de convênios com os governos Federal e Estadual, com acesso às plataformas integradas de operações e monitoramento, por meio dos sistemas Córtex e Detecta, respectivamente, facilitando o processo de produção de pesquisas e compilação de resultados de ações de segurança, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias e alinhamento de ações de segurança.

Inovação tecnológica também permeia as operações cotidianas ou especiais da Sesu, nas demandas da Defesa Civil e da Patrulha Ambiental.  Desde outubro/2022, duas aeronaves não tripuladas (drones), de última geração, equipadas com luzes auxiliares, farol, alto-falantes e câmeras termais, auxiliam na segurança de grandes eventos e na realização de serviços de inteligência em locais de difícil acesso, permitindo monitorar grandes áreas, potencializando as ações de mapeamento e estratégias da Sesu.