Sorocaba

Dois ferros-velhos são interditados em operação integrada de fiscalização e segurança nesta quarta-feira (28) – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), interditou dois ferros-velhos localizado na Zona Norte da cidade, devido a irregularidades na documentação de funcionamento. A ação, ocorrida nesta quarta-feira (28) integra a chamada “Operação Impacto – Limítrofe Integrada”, realizada pelo 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior – Sorocaba (7º BPM/I), pela Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Científica, Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes dos setores de Fiscalização de Posturas da Seplan e de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES). A ação começou às 15h e está prevista para ser encerrada por volta das 23h.

Ao todo, cerca de 150 profissionais, em 50 viaturas e 20 motocicletas, mais o apoio aéreo do Helicóptero Águia da PM, estão envolvidos nessa operação conjunta, que teve início no Parque das Águas e se estende, sobretudo, nos bairros localizados na divisa com os municípios de Votorantim e Itu, bem como em pontos específicos da cidade, como forma de coibir e combater a criminalidade. Cada Corporação e equipe cumpre tarefas específicas, de acordo com as suas competências legais.

As equipes da Administração Municipal iniciaram os trabalhos pela fiscalização de ferros-velhos, como forma de coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo. Cinco estabelecimentos ao longo da Avenida Ipanema foram vistoriados, sendo que um não apresentava irregularidades administrativas, mas foi intimado pela Zoonoses, para regularização, após constatação de água acumulada em pneus.

Em contrapartida, dois endereços foram multados pela falta de sistema de videomonitoramento, ao passo em que as duas interdições temporárias ocorreram, respectivamente, em pontos também na Avenida Ipanema, nos Jardins Novo Horizonte e Betânia. Os dois foram notificados para encerramento das atividades até a regularização por falta de licença de funcionamento, sendo que o segundo também foi autuado pela falta de sistema de monitoramento. “Somente neste ano, até o momento, 78 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 30 notificados e 28 multados, devido a irregularidades. A ação de hoje ocorreu nos moldes da Operação Ferro-Velho, que é realizada periodicamente em Sorocaba”, comentou a chefe da Seção de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba, Juliana Graziele Lopes Souza.

Efetivo e outras ações O objetivo das forças de segurança do município, com base na realização da “Operação Impacto – Limítrofe Integrada”, é checar denúncias, cumprir mandados de busca, apreensão e prisão, além de ampliar o patrulhamento, inclusive, com bloqueios em pontos estratégicos da cidade, garantindo toda segurança à população.

“A GCM contou com um efetivo de 28 guardas, em 13 viaturas. Entre suas atribuições, além do apoio às equipes de Fiscalização de Posturas, também foram realizadas rondas na cidade, inclusive, nas proximidades do prédio da Usina Cultural, na região central, em apoio aos agentes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), da Polícia Civil. Uma faca foi apreendida com um suspeito em uma das abordagens”, adiantou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, que participou da ação, acompanhado do Comandante da GCM, Davi Dutra, e do Subcomandante, Régis Alonso.

A GCM fez, ainda, a apreensão de material com cerol, na Zona Norte, cujo suspeito abandonou o material, ao notar a aproximação da viatura. Por sua vez, a Polícia Militar informou, conforme balanço prévio, que um procurado foi capturado e que houve a apreensão de veículos irregulares. “Somente neste mês de junho, a GCM já realizou 841 atendimentos específicos e realizou 3.584 ações preventivas”, complementou o secretário da Sesu.

Segundo o Comandante do 7º BPM/I, Tenente-coronel Sidney Vieira Gomes, “a operação prossegue, sempre de forma conjunta com as demais autoridades, como forma de garantir uma resposta pronta e eficaz aos cidadãos, resultando em qualidade de vida à população”.

Em junho, a PM de Sorocaba abordou 14.144 pessoas para fiscalização e 4.897 condutores, tendo apreendido 36,9 kg de drogas. Já são 42 presos em flagrante e 44 procurados pela Justiça, capturados.

“Todos estão empenhados e agindo de forma coletiva para a segurança da cidade. A união de forças é uma das características das instituições de segurança em Sorocaba e os números mostram o resultado de todo esse empenho. Afinal, a Polícia Civil, só neste mês, prendeu 55 acusados, enfraquecendo as atividades ilícitas em Sorocaba e região”, acrescentou o delegado seccional de Polícia de Sorocaba, José Humberto Urban Filho.