Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba realiza formações a professores da rede municipal com foco em Educação Inclusiva – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), segue realizando uma série de formações dirigidas os professores da rede municipal de ensino. Entre os cursos já iniciados, está o de livre escolha “Compreendendo os transtornos de aprendizagem – TDAH e Dislexia”, que tem o objetivo de propiciar aos participantes reflexões sobre o tema, além de agregar conhecimentos sobre as características e sintomatologia de alunos diagnosticados com essas condições.

O curso vem apoiar os professores que atuam nas classes de ensino regular, com práticas e estratégias para intervenções do educador nas atividades pedagógicas diárias, bem como aos demais profissionais da educação, para melhor compreensão das características comportamentais dessas crianças e adolescentes. O intuito é poder oferecer um atendimento cada vez mais especializado a essas crianças matriculadas na rede municipal. Realizada em quatro encontros, a formação se estende até hoje, quarta-feira (30), e compreende, além desses encontros presenciais, atividades complementares, por meio do recurso “Google sala de aula”.

A formadora da noite da primeira quarta-feira (9) foi a psicóloga Thais Bannwart, que também faz parte da equipe multidisciplinar que compõe a Divisão de Educação Especial do município. “A proposta, ao abordar o TDAH e a dislexia, foi de fugir do pensamento dicotômico sobre o assunto, ampliar conhecimento, facilitar a compreensão sobre as individualidades das pessoas com TDAH e/ou dislexia e promover mudança de perspectivas, pois considero que o nosso olhar sobre o assunto afeta diretamente o modo como lidamos com ele e como nos relacionamos com os estudantes que têm essas características. Acredito que o objetivo foi alcançado e espero que, assim, após todos esses encontros, o professor tenha ainda mais repertório para ampliar sua prática”, relata.

Também ocorreu, na abertura do primeiro encontro, um momento cultural, no qual a assistente social Juliana Brito, que também atua na equipe multidisciplinar e tem diagnóstico tardio de TDAH, apresentou uma poesia sobre a temática trabalhada. Foi um momento que encantou e emocionou todos os presentes. “Foi uma noite de formação muito importante sobre o tema do TDAH e da dislexia, quando pudemos refletir, também, sobre as diferentes formas de ‘funcionamento’ das pessoas e as aquisições positivas que podem acontecer na vida delas, a partir de mudanças no nosso pensamento e atitudes. A formação trouxe à tona a importância de estarmos abertos para igualmente aprender com essas pessoas e, assim, mais preparados para compreendê-las, acolhê-las e fortalecer um processo de inclusão, que é de todos!”, afirma a assistente social.

“O Curso sobre TDAH e dislexia foi excelente. Fiquei encantada com a explanação da psicóloga Thais Helena a respeito. Ela utilizou o ‘capacete do cérebro’ para explicar as partes que compõem nossa mente. Abordou também sobre os mitos x verdades acerca do tema. Foi uma noite de muito aprendizado”, ressalta a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Flávia Arruda Costa. As formações ofertadas pela Secretaria da Educação de Sorocaba têm como base a demanda levantada pelos profissionais da rede municipal, por meio de reuniões periódicas com o suporte pedagógico das instituições educacionais.

Atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais

Outra formação importante que está sendo realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sedu, diz respeito também à educação inclusiva. Assim, a Secretaria da Educação vem promovendo, desde julho, o curso de livre escolha “2º Ciclo de Formação Inclusiva”, dando continuidade à formação já realizada no ano passado. O curso tem como objetivo apoiar a formação continuada de professores para atuar nas classes do ensino regular e abrange as partes teórica e prática, para a ação do educador quanto à inclusão dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), visando sempre oferecer o melhor atendimento a esses e a todos os alunos.

O curso é composto por seis encontros presenciais e deverá se estender até o mês de dezembro deste ano. Para a gestora de Desenvolvimento Pedagógico Michele Loriano, “esse momento de formação é importante para que haja trocas entre os profissionais de diversas escolas e diferentes etapas de ensino e, com isso, reflitam sobre suas práticas e possibilidades de adequação, para um excelente atendimento às crianças e adolescentes com NEE”.

Também já foram realizados encontros dessa formação com a participação de profissionais de apoio escolar, o que ajuda a ampliar, ainda mais, a visão sobre o assunto. Os encontros aconteceram no Parque Tecnológico de Sorocaba, reunindo cerca de 550 profissionais que atuam nas escolas, como apoio aos estudantes com NEE. Temas, como “O que é inclusão escolar?”, “Desenvolvimento na primeira infância e rotina escolar”; “Estratégias no ambiente educativo”, bem como o estudo e aprofundamento sobre alguns transtornos, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH, TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) e dislexia, foram priorizados para ampliar os conhecimentos e contribuir com o trabalho de apoio aos estudantes que formam o público da Educação Especial.

Para a coordenadora administrativa da Sedu, Izaura Mendes, “o profissional de apoio escolar tem um importante papel na promoção da inclusão, contribuindo para a ênfase no processo pedagógico, por meio do auxílio aos estudantes com necessidades educacionais especiais”.

Segundo o chefe da Divisão de Educação Especial, Marcos Abel dos Santos, “foram momentos ricos de aprendizagem para os profissionais de apoio escolar, sendo que, capacitados e atualizados, trazem ainda mais segurança e tranquilidade para as instituições educacionais e familiares, além de aprimorar o atendimento para esse público estudante.”

A professora Sheila Lopes de Barros, que compõe a equipe multidisciplinar da Sedu, e a professora e neuropsicopedagoga Gisele Maria Pelarini, que também atua na rede municipal, participaram, contribuindo com vários outros aspectos, como o contexto histórico da pessoa com deficiência, bem como a legislação e formas de acolhimento e permanência dessas pessoas no ambiente escolar. Elas comentam que “ao realizar a formação para os profissionais de apoio escolar, observamos que estão muito engajados com o trabalho e fizeram várias perguntas para sanar dúvidas. Com isso, mostraram-se muito motivados.”

E, em uma mostra de que a importância da educação inclusiva e a atenção com o preparo adequado para lidar com essas características está presente no ensino de Sorocaba como um todo, houve também um evento prévio às formações, que reuniu os esforços da Secretaria da Educação do município, com sua Divisão de Educação Especial, a DEE (Diretoria de Ensino de Sorocaba) da Educação Especial, ligada à esfera estadual, com bolsistas do projeto, licenciandos em Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo em Sorocaba, além de docentes da rede municipal de ensino.

“São iniciativas, como essas, que demonstram o quanto os preceitos da nossa Educação, que apresenta cada vez mais qualidade, estão presentes nessa política de formação continuada, que vem sendo tratada com toda a atenção pela atual Administração em nosso município”, conclui a secretária da Educação de Sorocaba, Marlene Leite.

Fotos: Sedu/Divulgação