Sorocaba

Saae/Sorocaba participa de mesa de debates do 51º Congresso Nacional de Saneamento – Agência de Notícias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba participou, na terça-feira (19), do 51º Congresso Nacional de Saneamento (CNSA). O evento teve abertura oficial na segunda-feira (18) e segue até esta sexta-feira (22), no Centro Nacional Inn de Convenções (Cenacon), município Poços de Caldas (MG).

O diretor de produção, Reginaldo Schiavi, representando o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, marcou presença como debatedor de uma das mesas-redondas na terça-feira, que teve como tema “Experiências Exitosas dos Serviços Municipais de Saneamento Básico”. Ele dividiu o palco com outras presenças ilustres, como o diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Poços de Caldas (MG), Paulo César Silva; o superintendente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de São José do Rio Preto (SP), Nicanor Batista Júnior; o diretor-geral adjunto do Dmae Uberlândia (MG), Guilherme Silveira Marques; a diretora Operacional da Companhia Água de Joinville (SC), Janine Smania Alano; o diretor de Assistência aos Municípios da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e gerente de Gestão de Qualidade e Relações Técnicas da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas (SP), Alessandro Siqueira Tetzner; o diretor-geral do Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear) de Rondonópolis (MT), Paulo José Correia; o vice-presidente da Assemae e diretor-presidente do Samae de Caxias do Sul, Gilberto Meletti; e o diretor-presidente do Samae de Cocal do Sul (SC), Alisson da Silva.

O Saae/Sorocaba foi convidado para participar do 51º Congresso Nacional de Saneamento, tendo em vista o destaque pela premiação recebida na 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” (Ambiental, Social e Governança – do inglês Environmental, Social and Governance), na categoria “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, ocorrida no mês passado, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. A iniciativa, realizada pelo Instituto Trata Brasil (ITB), prestigia as melhores práticas dos municípios e empresas no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O diretor de produção do Saae/Sorocaba, durante sua explanação, enfatizou os esforços feitos pela autarquia para a melhoria contínua do saneamento da cidade. “Entre as ações que temos mais importantes, que revelam nosso comprometimento com o saneamento, estão o Programa Rio Sorocaba 100% despoluído. Hoje, nossa cidade, possui 97,5% do esgoto coletado em toda cidade e a eficiência de remoção da carga orgânica dessas estações registra índice perto de 90% (acima do estipulado pelo Decreto Estadual 8.468/76), fazendo com que seja possível, inclusive, a captação de água do Rio Sorocaba, por intermédio de sistema inovador à base de ozônio, único na América Latina, que está presente na Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia”, explica.

Para o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Sukow, garantir a qualidade de vida dos sorocabanos é prioridade da autarquia. “Temos o dever de garantir tratamento de esgoto e abastecimento de água a todos os sorocabanos e buscamos sempre investimentos para colocar em prática projetos que contribuem para a evolução contínua do nosso trabalho”, frisa.

Sobre o Congresso O 51º CNSA é realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O evento atrai lideres, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada que pensam, planejam, estruturam e cuidam do saneamento básico em diversas cidades do País.

A programação conta com atividades e momentos de reflexão sobre os contextos e desafios para o saneamento, trazendo, também, informações atualizadas sobre o que há de mais inovador no setor, dentre as ações diferentes momentos de debates, seminários, minicursos, painéis temáticos, mesas-redondas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos realizados em diferentes partes do Brasil.

Ainda, quatro painéis com foco principalmente nos desafios mais observados atualmente para o setor, como a regionalização do saneamento básico e a universalização dos serviços de saneamento nos municípios. Os painéis reúnem profissionais de diferentes partes do País, para aprofundarem na discussão sobre os temas propostos.

“As mesas-redondas da programação proporcionam mais conhecimento e reflexões importantes. Ao todo, são sete momentos de debate entre profissionais reconhecidos do setor, sobre temas, como logística reversa, gerenciamento sustentável, normas de referência nacional, desafios da implementação do saneamento rural, parcerias público-privadas para a universalização do esgotamento sanitário, entre outros. E Sorocaba está inserida em todo esse contexto”, explica o diretor de produção do Saae/Sorocaba.

Além disso, o Congresso também possui a tradicional Feira de Saneamento, um espaço voltado para que os participantes conheçam as inovações tecnológicas para o setor e possam ampliar sua rede de contatos.