Santa Catarina conquistou o seu 9º produto reconhecido pela Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial na espécie Denominação de Origem: trata-se da cachaça e aguardente da região de Luiz Alves.
O registro atesta que o produto possui características e qualidades exclusivas e ligadas ao meio geográfico e sua forma de produção.
A conquista do Selo de Indicação Geográfica valoriza os produtos agrícolas, indica a procedência, respeitando os saberes e fazeres dos produtores locais.
Uma peculiaridade da fabricação da aguardente é a utilização do melado como matéria-prima da fermentação, no lugar do caldo de cana fresco, além de leveduras nativas, que não existem em outro lugar do Brasil.
As demais Indicações Geográficas de Santa Catarina são da Uva Goethe, Banana de Corupá, Queijo Artesanal Serrano, Vinhos de Altitude, Mel de Melato da Bracatinga, Maçã Fuji de São Joaquim, Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense e Linguiça Blumenau.
Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, a conquista valoriza a produção local e abre novos mercados para os produtos catarinenses:
SONORA