O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), encaminhou ofício à Polícia Federal, nesta quarta-feira (21), solicitando proteção ao deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), candidato à prefeito de João Pessoa.
No documento, encaminhado para superintendente da PF na Paraíba, Christiane Machado, Lira pede que seja destacado um policial federal para fazer a sua escolta pessoal em seus compromissos no estado.
O pedido foi feito após Ruy Carneiro relatar publicamente que teria sido impedido de realizar uma plenária de pré-campanha em um circo instalado em uma comunidade no bairro do Cristo, na última quinta-feira (15), por ordem de uma facção criminosa local.
No ofício, o presidente da Câmara manifesta preocupação com o clima das disputas eleitorais, “que tem sido marcadas por crescente violência a ameaçar o espírito democrático”.
“Nesse cenário, com o fim de proteger prerrogativas constitucionais do deputado federal Ruy Carneiro, que noticia sérias ameaças à sua integridade e de sua família durante eventos políticos havidos nesse estado, solicito a vossa excelência a adoção de medidas necessárias a garantir a segurança do congressista em tela, observados os limites do território paraibano”, argumenta Lira.
Investigação das polícias
Nesta quarta-feira (15), o superintendente da Polícia Civil na Paraíba, Cristiano Santana, confirmou que duas investigações paralelas estão em andamento para investigar o episódio da última quinta-feira no circo.
A PF está responsável para averiguar se houve crime eleitoral e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes foi acionada para investigar a denúncia da atuação de facções criminosas no local.