NOTÍCIAS

Policiais militares de SC vencem competição internacional de Combate Tático Desarmado

Fotos: Organização do evento Combate Tático Desarmado

Grande conquista para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) neste fim de semana: três policiais militares da corporação foram consagrados campeões em suas categorias na 5ª edição do Combate Tático Desarmado (CTD), realizada em Balneário Camboriú.

Os militares catarinenses demostraram técnica e precisão na competição, garantindo o primeiro lugar nas categorias leve, até 80 kg, e pesado, acima de 80 kg. No total, seis militares da PMSC participaram do torneio em diferentes categorias, e três deles garantiram a 1ª colocação.

O Evento

Reconhecido como uma das maiores competições de combate policial e militar do mundo e presente em mais de 70 países, utiliza o Jiu-Jitsu como principal modalidade. As lutas ocorrem em um tatame coberto de barro e pedras, e os participantes vestem coturno e uniforme militar, intensificando o desafio de aplicar as técnicas em situações que simulam condições reais de combate.

Entre os destaques, o soldado Fernando Bonfante, do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, sagrou-se campeão pela quarta vez consecutiva no CTD, na categoria pesado. Bonfante também foi campeão mundial de Jiu-Jitsu na categoria Master 1, em 2023, e bicampeão brasileiro.

O cabo César Augusto Estanislau, que trabalha na Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf), em Florianópolis, venceu pela segunda vez o CTD, levando o título de bicampeão, garantindo o cinturão. O cabo ainda possui diversos outros títulos ao longo da carreira, destaque para o Abu Dhabi Combat Club (ADCC), em que foi campeão na categoria Master e ficou em 4º lugar na categoria adulto.

E o cabo Richard Pierre Costa, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), também garantiu o título do CTD, conquistando o primeiro lugar na categoria pesado, até 100 kg. Richard já acumula títulos de campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2023 e é tetracampeão brasileiro do mesmo esporte nas categorias peso e absoluto.

Neste ano a competição tornou-se internacional, tendo a presença de representantes da Força Aérea e da Special Weapons And Tactics (Swat), dos Estados Unidos da América (EUA) e da Argentina.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a importância da participação dos militares em competições como essa: “é um grande orgulho ver nossos policiais se destacando, pois isso reflete a dedicação e a qualidade da nossa tropa. Esse resultado evidencia o quanto o treinamento diário é fundamental, e como o comprometimento e a disciplina geram conquistas significativas.”

Texto: Jaqueline Suelen da Silva