O Governo do Estado viabiliza mais uma iniciativa importante para o aprimoramento dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou o primeiro curso de pilotagem defensiva para os condutores de motolâncias, em parceria com a Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF). A aula inaugural ocorreu nesta segunda-feira, 21, na SC-401, em Florianópolis.
A iniciativa tem o objetivo de diminuir o tempo resposta às emergências evitando maiores danos à saúde como sequelas irreversíveis ou até mesmo a morte.
O curso inédito no estado terá a duração de cinco dias, com treinamento teórico e prático para a operação segura e eficiente das motolâncias. A primeira turma terá 27 profissionais de SC e três do Rio Grande do Sul.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, ressaltou que o curso vai proporcionar mais qualidade no atendimento ao paciente, valorização do trabalho dos profissionais envolvidos e deve se expandir para outras regiões:
SONORA
A capacitação permitirá aos condutores responder de forma ágil e segura às situações de emergência, mesmo em condições adversas, contribuindo significativamente para a qualidade do APH-Móvel em Santa Catarina. Nesta edição, farão o curso os profissionais indicados pelos municípios que já implantaram e vão implantar as motolâncias.