NOTÍCIAS

Política pública habitacional de Limeira será apresentada em evento internacional – Notícia de Limeira

Compartilhe

 O programa tem como finalidade principal a abordagem do déficit habitacional qualitativo do município

 Um relevante trabalho de caráter social desenvolvido pela Secretaria de Habitação de Limeira será apresentado nesta terça-feira (11) na principal feira de construções da América Latina, a Feicon (Feira Internacional de Construção Civil) 2023, que será realizada na São Paulo Expo, de 11 a 14 de abril, na capital.

 Secretária de Habitação de Limeira, a arquiteta Marcela Siscão, participará amanhã do painel “Ideias para melhorar as HIS (Habitações de Interesse Social)”, que faz parte do Núcleo de Conteúdo da Construção – Cidades Melhores – do evento.

 Marcela apresentará o “Programa de Moradia Digna”, criado em 2017, logo no início da primeira gestão do governo Mario Botion. O programa tem como finalidade principal a abordagem do déficit habitacional qualitativo do município. “O princípio do programa é melhorar a qualidade das moradias, em especial das pessoas mais carentes”, explica a secretária.

 O Programa de Moradia Digna desenvolvido em Limeira ampliou as exigências previstas na lei federal 11.888/08. Esta legislação garante que toda família de baixa renda tenha acesso gratuito aos serviços de profissionais técnicos, como arquitetos, tecnólogos ou engenheiros civis para realização de projetos ou acompanhamento das obras de construção, reforma ou regularização de suas próprias moradias.

 OFICINA DA CASA

 Além da assistência gratuita oferecida por técnicos da Secretaria de Habitação para famílias com renda de até três salários mínimos, conforme o previsto na lei federal, a política pública habitacional realizada em Limeira estruturou desde 2017, a Oficina da Casa, um espaço público localizado no Jardim Aeroporto, onde se encontram uma olaria ecológica, um banco de materiais de construção e uma escola de construção.

 Por meio desses equipamentos, a Secretaria de Habitação habilita famílias, em especial aquelas de extrema vulnerabilidade, a ter acesso aos equipamentos oferecidos pela Oficina da Casa. “Com isso, se materializa um auxílio na construção, ampliação e reformas das moradias”, explica a secretária. “Nosso objetivo é promover qualidade de vida ao cidadão”.

 Marcela apresentará o programa desenvolvido em Limeira em uma mesa de debates em que terá como mediador Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia; e mais dois debatedores, Rodrigo Mindlin Loeb (Arquitetura) e Luiz Henrique Ceotto, da Urbic. “Vamos compartilhar no encontro um programa de política pública desenvolvido em Limeira pelo atual governo municipal”, cita a secretária.

 “A participação da nossa secretária de Habitação ira contribuir para disseminar em uma feira de grande importância uma política pública essencial instituída pela nossa administração, relata o prefeito Mario Botion. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários