Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba dá início à revitalização do gramado do CIC – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), deu início, nesta terça-feira (24), à revitalização do gramado do Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). Com isso, o espaço público estará em plenas condições, já com a ciência e de acordo da Federação Paulista de Futebol (FPF), para que o Esporte Clube São Bento jogue em casa, pelo Campeonato Paulista 2023, que tem início no dia 15 de janeiro.

Inicialmente, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida realizaria, neste ano, a troca do gramado do CIC, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jefferson Campos. Foi feito o processo licitatório para a contratação da empresa especializada, porém, a Lei Eleitoral vedou, do dia 2 de julho deste ano até o fim das eleições, que o Governo Federal transferisse recursos aos municípios nesse período.

“Com o fim das eleições, a Prefeitura de Sorocaba esteve em contato com o Governo Federal e com a Caixa Econômica Federal (CEF), desde o início deste mês de novembro. A nossa expectativa era que a autorização e a liberação dos recursos para a realização da troca do gramado ocorresse logo na sequência. Como, infelizmente, não houve, por parte do Governo Federal, a previsão da liberação desses recursos, optamos, então, por revitalizarmos, neste momento, o gramado para que esteja em plenas condições para a competição e, assim não prejudicar, de forma alguma, a participação do São Bento no Paulistão”, explica o secretário Pedro Souza.

Para a revitalização do gramado, a Sequav contratou, de forma emergencial, neste mês de novembro, uma empresa especializada para realizar o serviço, com fornecimento de mão de obra, equipamentos, insumos e demais materiais específicos, com acompanhamento de engenheiro agrônomo. O investimento, com recursos municipais, é de R$ 65 mil e a previsão é que o serviço seja concluído em até 15 dias úteis.

O trabalho inclui, inicialmente, a realização de corte técnico no gramado, seguido da limpeza mecanizada, para remover o excesso de matéria orgânica e rebaixar a altura, e de corte vertical, com lâminas apropriadas para rasgar os estolões (ramificações) e, assim, renovar a grama e aumentar a proporção de folhas. Em seguida, é feita a descompactação e a aeração, com maquinário importado especializado para tanto.

A empresa também fará todo o controle fitossanitário, para combater possíveis pragas; o replantio de grama em áreas mais desgastadas; a troca do material argiloso por areia e, por fim, a aplicação de adubo mineral, com o intuito de fornecer os nutrientes necessários para que o gramado se revitalize e cresça, com qualidade e vigor, garantindo as condições favoráveis para que a grama replantada se estabeleça rapidamente.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a expectativa é que, após o término do Paulistão 2023, o convênio com o Governo Federal seja retomado e a troca do gramado do estádio municipal seja igualmente realizada.

Inaugurado no dia 14 de outubro de 1978, o CIC está localizado na Avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália. Além do amplo gramado, o estádio dispõe de quatro setores de arquibancadas e sanitários. No Estádio Municipal, são recorrentes os jogos do time Esporte Clube São Bento, tradicional na cidade, fundado em 1913, e as finais do Campeonato Varzeano, promovido pela Sequav. O CIC também sedia jogos da Federação Paulista, envolvendo outras importantes equipes.