Sorocaba

Equipes da Prefeitura de Sorocaba seguem mobilizadas para atender ocorrências das chuvas – Agência de Notícias

As equipes da Prefeitura de Sorocaba, sob a coordenação da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), estão mobilizadas para atender às ocorrências decorrentes das chuvas desta sexta-feira (2) na cidade. As ações estão concentradas para atender as famílias que necessitam de apoio do Pode Público, além de garantir a mobilidade urbana, com a desobstrução das vias.

O prefeito Rodrigo Manga, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), João Alberto Corrêa Maia (Governo – Segov) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), além das equipes, participa dos trabalhos que estão concentrados na região central de Sorocaba, nos arredores das avenidas Afonso Vergueiro e XV de Agosto, assim como nos bairros Jardim Marli e Itapemirim, na Zona Oeste.

Ao todo, a Defesa Civil registrou casos de quedas de árvores nos bairros Wanel Ville, Centro, Parque Esmeralda, Jd. Astro, Jd. Refúgio, Residencial das Dálias, Vila Louzada, Villágio Torino e Ipanema Ville; uma queda de defensa metálica na Av. Ipanema; erosões no asfalto na Vila Nogueira e Jardim Brasilândia, alagamentos de vias no Parque Manchester, Jardim Itapemirim e Praça da Bandeira; deslizamentos de muros na Vila Barão, Jd. Itanguá e Jd. Los Angeles; enxurrada no Jd. Wanel Ville; uma casa bastante atingida no Conjunto São Joaquim e inundações no Jd. Lopes de Oliveira e no Jd. Itapemirim.

“Não há desabrigados, felizmente, e as pessoas desalojadas estão recebendo todo o apoio necessário, até que o nível da água volte à normalidade. Todas as equipes estão nas ruas e temos recebido o apoio de todos que compõem o plano da ‘Operação Verão’, garantindo uma ação ágil e eficiente”, aponta o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba e Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra.

Inicialmente, o tráfego no trecho da Av. Dr. Afonso Vergueiro, entre a Praça Lions até a Praça da Bandeira, foi temporariamente interditado, devido a alagamento, sendo que a pista já foi liberada às 18h50. No momento, a Av. XV de Agosto permanece temporariamente interditada para o tráfego de veículos. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), na Av. Juvenal de Campos, duas faixas da direita permanecem interditadas, devido à queda de uma árvore, assim como a faixa da esquerda da Av.Adão Pereira de Camargo, em frente à Escola “Benedito José Nunes”.

Levantamento prévio da Defesa Civil indicou a precipitação de 13 milímetros de chuvas na região do Aparecidinha; 28 mm no Jardim Saíra; 19 mm em Brigadeiro e 41 mm no Bairro dos Morros.

“Foi uma chuva intensa, em um curto período de tempo. Todos estão empenhados em fazer o melhor para ajudar aqueles que precisam. Fizemos o desassoreamento do Rio Sorocaba e do córrego Itanguá, o que ajudou muito a minimizar os efeitos das chuvas, mas continuamos nas ruas, prestando todo auxílio necessário”, apontou o prefeito Rodrigo Manga, que está acompanhado as ações.

Quem precisar de ajuda, basta contatar a Defesa Civil, pelo telefone 156, que acionará todos os demais setores da Administração Municipal, para interceder nas ações de apoio, inclusive nas áreas social e de socorro emergencial.